25/04/2010

I Colóquio de Secretariado Executivo marca abertura de Ciclo de Palestras e Debates na Unioeste de Toledo



REALIZADO O I COLÓQUIO REGIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO


Realizado na segunda feira, 19 de abril de 2010, o I Colóquio Regional de Secretariado Executivo superou suas expectativas em relação ao número de participantes e contribuição dos acadêmicos.

O evento foi realizado com o intuito de promover uma discussão entre os acadêmicos, alunos egressos e profissionais de Secretariado Executivo, sobre as exigências do mercado de trabalho e a adequação da grade do curso de Secretariado Executivo da Unioeste – Campus de Toledo a essas demandas.

Os mais de 150 participantes do evento puderam ouvir relatos e experiências de profissionais graduados pelo curso de Secretariado Executivo, egressos de diversos períodos, que destacaram as habilidades, atitudes e conhecimentos prioritários na atuação do profissional no mercado de trabalho.


O evento

Para abertura da noite de discussões, foram apresentadas pela professora Dra. Rubia Nara Rinaldi, coordenadora do curso de SEB, a grade curricular vigente no curso de Secretariado Executivo da Unioeste, bem como as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Bacharel em Secretariado Executivo. Após esta apresentação, deu-se inicio à noite com as apresentações dos profissionais convidados, que relataram suas experiências enquanto acadêmicos e profissionais.

Unanimidade entre os profissionais convidados, a capacidade de adaptação dos novos profissionais é fator determinante no enfrentamento das novas exigências do mercado, e para uma permanência neste mercado.

Para Eligia Lopes, uma das entrevistadas da noite, ‘as constantes transformações nas formas de gestão, nos processos produtivos e administrativos, e na própria tecnologia utilizada atualmente, exigem profissionais pró-ativos, com alta capacidade para se adaptar às novas situações e um bom controle emocional’.

Neste sentido, outra questão abordada por todos os profissionais entrevistados é a visão sistêmica da organização. Olhar para a organização como um todo não é mais uma tarefa apenas da alta gerência, de forma que, o Assessor/Secretário Executivo, em seu papel fundamental de articulador dentro da empresa, precisa compreender a empresa como um todo para ser capaz de organizar o fluxo de informações e comunicações internas e externas, destacou Moacir Rauber, também convidado do evento.


Participação dos Acadêmicos e Egressos

Os acadêmicos ativos do curso, bem como alunos egressos, tiveram a oportunidade de questionar os convidados sobre vários aspectos. Foram feitos questionamentos acerca da grade atual do curso, das habilidades necessárias no desenvolvimento da profissão, do conhecimento prioritário em línguas estrangeiras, dentre outras diversas questões.

Os participantes também expuseram suas idéias e apresentaram sugestões para a melhoria da qualidade do ensino no curso de Secretariado Executivo da Unioeste.

O corpo docente do curso, em sua maioria presente no evento, deu suas contribuições, apresentando o ponto de vista de quem conhece as necessidades do mercado e as dificuldades de ‘ensinar’ uma profissão.


Feedback

Ao final do evento, questões não respondidas durante a noite, por falta de tempo, foram encaminhadas ao colegiado do curso de Secretariado Executivo, que se comprometeu em dar um retorno com as respostas aos acadêmicos no próximo evento a ser realizado pelos acadêmicos do curso, no dia 22 de junho de 2010, para dar sequência no Ciclo de Debates e Palestras, que é mais uma das promoções do curso na intenção de promover uma maior vivência prática dos acadêmicos com o ambiente profissional.

Para finalizar a noite, o acadêmico Rodrigo Müller, cerimonialista do evento, lembrou aos acadêmicos: “Por mais adequada que seja a grade curricular de nosso curso às necessidades do mercado, o mesmo não perderá as características generalistas de outros cursos de graduação. Assim, cabe aos alunos, enquanto acadêmicos e, futuramente, profissionais, buscar uma capacitação mais direcionada as suas áreas de interesse, por meio de mini-cursos, treinamentos e cursos de Pós-Graduação”.

Assim, encerrou-se a noite com coquetel que foi oferecido aos participantes e convidados, promovendo um momento de integração e confraternização entre todos.

Texto: Rodrigo Müller

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