15/11/2010

Programação Televisiva

Sim, sou fã da Globo.

Inicio este post com essa confissão, que na verdade pra quem me conhece nem é lá uma confissão. Sou fã da Rede Globo de Comunicação desde sempre. Acredito que as programações são planejadas de acordo com as demandas da sociedade, apresentando os principais problemas e dilemas dos grupos sociais em destaque.

Pois bem, e hoje assistindo o Jornal Hoje vi duas matérias interessantíssimas (as outras tbm sempre atualizadas e importantes, mas duas me chamaram a atenção). Uma falando sobre ataques violentos contra homossexuais - ou a popularizada, mas ainda presente, Homofobia; e a outra sobre a Geração Y.

A violência em todas as suas nuances é algo desprezível. Violar o direito do próximo de até mesmo escolher quem ele quer ser é uma das espécies de maior ignorância - ao meu ver -, além de ser completamente fora de mão em uma época onde a própria legislação (na teoria) garante esse direito. O Jornal Hoje mostrou a reportagem de cinco jovens, homossexuais, que sofreram agressões 'sem motivo aparente' por um grupo de cinco 'meninos (entre 16 e 17 anos, e um com mais de 18) de classe média alta'. É revoltante ver que a violência atinge indiscriminadamente vários setores da sociedade, sejam como vítimas ou como agressores. 

E nessa hora cabe se perguntar se estamos livres de atitudes do gênero simplesmente por exercer nossos direitos à 'liberdade de expressão'?? Pois bem, espero que sim, porque como é um direito para todos, que assim seja. Em uma sociedade em pleno desenvolvimento é de se esperar que a atitude das pessoas também mude, de forma a acompanhar, civilizadamente, os avanços que se apresentam.

E assim, sem a intenção de polemizar assuntos (meramente intenciono expor minhas idéias e opiniões, ou meus pitacos sobre várias situações) pulo daqui para a Geração Y. Sim, a Geração Y, da qual faço parte e grande parte de meus amigos também. 

Essa geração é a que cresceu cercada de tecnologias, de novidades, de informações e produtos informáticos, de forma que passou a utilizar e esperar tudo para 'agora'. Pode-se dizer que é a Geração do Imediatismo. E desta forma a reportagem do JH mostrou o que os jovens da GY que estão ingressando no mercado de trabalho esperam de seus empregadores:

a) Ambiente de trabalho adequado;
b) Possibilidade de desenvolvimento profissional; e
c) Qualidade de vida.

Como podem ver, o salário não é simplesmente o que motiva as pessoas, principalmente os Y'ers. Reconhecimento, valorização do trabalho, possibilidade de crescimento pessoal e profissional também contam muito na hora de decidir por qual empresa vamos dedicar nosso trabalho.

Pois bem, concordo com isso. Acredito que nós, integrantes dessa geração, esperamos realmente grandes coisas e em pouco tempo. Imediatismo pode até ser, mas acredito que o gás, os conhecimentos e a vontade de vencer que trazemos é capaz de nos proporcionar bons resultados em um curto espaço de tempo sim. Por isso pessoas (principalmente os babyboomers), se cuidem: os Y'ers estão chegando com tudo!!!

E assim concluo este post. Reafirmando minha  preferência pela Rede Globo de Comunicação e dizendo que só sinto falta de algumas coisas nas programações: A apresentação de sugestões de ações concretas que possam reverter algumas situações-problema que nos são apresentadas. Pois temos sim essas sugestões, mas não para todos os problemas que a TV leva ao público. E como a mídia tem um grande poder, ela poderia utilizar esse poder para ajudar a construir uma sociedade mais justa e humana, não simplesmente para as crianças - que são o futuro do país -, mas também para as outras pessoas que sofrem de alguma forma de violência, preconceito (social, por opção sexual, por credo, cor, etc), etc.


Um comentário:

  1. Falou bonito Ro! As pessoas tem todo o direito de viver conforme manda suas próprias leis e seus valores. Seja conservador, seja liberal, seja qualquer coisa, merece ser respeitado e DEVE respeitar. A vida das outras pessoas não se rebaixam a meros tabuleiros de xadrez para que possamos ficar movendo de acordo com nossos pensamentos e crenças.

    tenho dito, parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir

Compartilhe sua opinião e seus pitacos...

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...