13/02/2011

Loucos por Cosplay

O que é Cosplay ?

Existem muitas maneiras pelas quais os fãs têm demonstrado seu apoio e apreço às obras da cultura pop. Talvez uma das mais explicitas e populares nos dias atuais seja o cosplay. Contração das palavras em inglês costume(traje/fantasia) e play / roleplay (brincadeira, interpretação), o cosplay é um hobby que consiste em fantasiar-se de personagens oriundos, em geral, de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses. A prática do cosplay também engloba personagens pertencentes ao vasto universo do entretenimento, como filmes, séries de TV, livros e animações de outros países. Em menor escala há aqueles que caracterizam-se como figuras históricas ou de criações originais.
Uma das principais características do cosplay é que o praticante além de criar os trajes, também interpreta o personagem caracterizado, reproduzindo os traços de personalidade como postura, falas e poses típicas. O hobby costuma ser praticado em eventos que reúnem fãs desse universo, como convenções de anime e games.

Aos olhares desavisados a brincadeira pode parecer um tanto excêntrica, muitas vezes retratada de forma indevida e repleta de esteriótipos sobre o perfil daqueles que a praticam. No entanto basta conhecer esse universo mais a fundo para perceber que seus praticantes revelam-se pessoas comuns, que tem um dia-a-dia tão normal quanto qualquer outro. O que os diferencia no entanto, é sua capacidade de trazer para a realidade momentos e figuras do mundo da fantasia e ficção que causam tanto fascínio entre o público. Longe de serem reclusos e isolados, os adeptos do cosplay mostram-se, em geral, altamente sociáveis; ao contrário de uma atividade meramente escapista, a prática do cosplay exige preceitos sólidos e concretos, como organização, capacidade de superar desafios, explorar a criatividade e o potencial artístico nas caracterizações.


--

Fabricação da Fátima :)
E pra quem não sabe, o universo cosplay não pertence apenas ao japão ou às grandes cidades de nosso país. Aqui mesmo em Cascavel, PR, podemos encontrar adeptos dessa prática cultural, porque sim, o cosplay pode ser compreendido como uma atividade cultural, que move pessoas e que necessita de muita criatividade e personalidade para ser colocado em prática. E cada vez mais adeptos se unem aos grupos de cosplayers.









E se você é de Cascavel, gostou da idéia ou pretende ingressar nesse universo temos uma fã de animes e mangás, que além de confeccionar suas roupas (roupas de seus personagens favoritos) faz também peças sob encomenda para outros interessados em colocar em prática suas idéias e expressar-se através da prática do Cosplay, utilizando as roupas e em alguns casos agindo como seus idolos/heróis. Maiores informações podem ser adquiridas com a Fátima através do e-mail usecosplay@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e seus pitacos...

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...