06/03/2011

Homem x Máquina x Família = Transformação

Saímos da Revolução Industrial (< vide link para mais informações) com uma herança incontestável: a transformação do sistema de produção, que passou de simples artesanato para a mecanização e produções em série, de todos os gêneros de produtos, de primeira necessidade aos supérfluos que passaram a ser mais consumidos pela sociedade moderna.

Os conceitos de produção foram se alterando de acordo com as necessidades do homem, que passou a utilizar máquinas para realizarem o trabalho outrora completamente manual. As máquinas trouxeram benefícios inúmeros para todos, mas também trouxeram algumas implicações, como a redução de postos de trabalho - que continuam a prejudicar as pessoas que não se submetem às novas regras sociais, de especialização e adaptação à situação que se apresenta. Tal situação exige que a sociedade se adapte ao sistema mecanizado, já em nossos dias informatizado.
Cena do filme Minhas Mães e Meu Pai - 2010.

E essa situação é encarada pelo homem com certa naturalidade. As coisas mudaram, os homens também devem mudar.

E essa semana vi uma declaração que me deixou bastante inconformado. Foi algo como: 'Vou ensinar aos meus filhos o que é o modelo natural de família (pai, mãe e filhos)'. 

E pelo teor das outras declarações ficou evidente o descontentamento com a situação de uma família composta por duas mães ou dois pais. Apenas é aceitável - para ele e milhares de pessoas, algumas que conheço e outras que nem faço questão de conhecer - uma família onde haja um pai, uma mãe e filho(s). Não há lugar neste mundo para famílias alternativas. Mas nem mesmo se houver amor ? 

O que vai 'fazer a cabeça' das crianças não é o modelo tradicional de família, mas sim os valores que lhes serão transmitidos. E realmente em todas as famílias compostas de acordo com 'o modelo natural de família' descrito por este senhor existem as bases necessárias para criar filhos para que sejam pessoas de bem, conscientes de seu papel na sociedade ? Lhes afirmo que não, e tenho certeza de que também devem conhecer 'modelos naturais de família' que não deram certo, e que possuem filhos (ou mesmo os pais naturais) nas mais complicadas situações, envolvidos com drogas, crimes, violência, abusos de poder, e uma série de outras questões nada éticas em minha opinião.

E se o mundo gira, os homens se adaptam às transformações que passam a ser exigidas em relação ao trabalho, à segurança, à moradia, por que não se adaptar às situações sociais ? Por que não aceitar famílias com caráter alternativo ? Apenas porque ferem os seus sentimentos e pensamentos à respeito dos modelos naturais de família ? E os sentimentos do próximo ? E os direitos - principalmente os direitos - do próximo ? 

Liberdade de expressão existe, mas respeito e consciência também!

Adaptação é a chave para qualquer problema ou situação existente. Se você está convivendo com isso diariamente deve buscar um meio de se adaptar às novas situações, seja no trabalho, seja na vida pessoal, seja em sociedade. 

Penso que a adaptação de que falo pode ser compreendida por alguns como conformismo, mas não. De minha parte pelo menos não. No trabalho devo me adaptar melhorando minhas atividades, me especializando... e em sociedade por que não me adaptar mudando minhas atitudes ? Respeitando o próximo acredito que sempre haverá a possibilidade de expressar as opiniões. É um processo de transformação. Nem sempre ocorre da noite para o dia, mas um dia deve acontecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e seus pitacos...

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...