06/06/2011

5/30 (Estamira)

Estamira

Das dores da vida fez sua muralha e sua fortaleza. Dos descuidos no mundo retirou a força que usa para sobreviver e continuar sua missão, que segundo ela é: "Além de ser Estamira, é revelar a verdade...".

Estamira é uma senhora, que luta para garantir a sobrevivência física e mental, diariamente enfrentando seus próprios desafios no local que lhe conferiu a possibilidade de ser ela, Estamira. O cenário de sua vida é dividido em 2, a casa onde mora e o Aterro do Gramacho, no Rio de Janeiro. Sofrida durante toda a vida, ao atingir certa idade passou a apresentar problemas mentais, como alucinações, delírios, acessos de raiva, e outros problemas. E o documentário 'Estamira' (2004), produzido por Marcos Prado, trouxe ao mundo perspectiva de vida de uma pessoa que para o mundo é considerada sem perspectivas. Trabalho bastante tocante, que mostra cenas fortes e deixa em voga várias reflexões acerca do pensamento humano, da sanidade, da loucura, da vida.



Trailer do Documentário

Por mim o documentário está mais que recomendado. Quem puder assista.

--

E dentre tantas reflexões, a que me tocou mais no fundo é a de: quem são os loucos ? ou quem não é louco ? e o que é a verdade ?

Como diz o velho ditado: de loucos todos temos um pouco. Cada um a sua maneira, cria um próprio mundo, um personagem que vai interpretar, cheio de características próprias, de manias, de idéias próprias do mundo e de tudo ao seu redor. Criamos um ambiente só nosso, onde vamos colocando aos poucos as peças que julgamos necessárias de fazerem parte desse ambiente, ou tirando outras. Aceitamos nosso mundo porque é nosso. Somos normais. 

E as pessoas que sofrem de algum problema mental e tem as mesmas necessidades, de construir o seu mundo, de colocar nele as peças que quiser, de criar e viver o seu personagem ? Elas não são normais ? Elas não tem o direito de construir seu próprio mundo ? Elas são pessoas, tem vida, tem sentimentos, tem medos, angústias, vontades, desejos... Elas amam, odeiam, sofrem, ficam felizes. As vezes acontece tudo junto, mas e com a gente isso não pode acontecer ?? 

Estamira
Quem são os loucos afinal ? Os que não seguem as regras de uma sociedade que se construiu (pois nem sempre foi assim) ? Construiu baseada nos desejos e vontades de poucos, que tiveram a 'sorte' ao seu lado e o poder, para projetar à todos os demais um estilo de vida, o estilo a ser seguido e aceito em sociedade: o estilo normal... Cheio de puras verdades.

Mas que verdades ? O que é a verdade se não a nossa necessidade de provar que estamos certos materializada em um determinado fato ?? Sim, a verdade é subjetiva. Cada um tem a sua... E cada um tem medo de acreditar na verdade dos demais. E se for de alguém que não segue os padrões de uma sociedade 'dita civilizada' então ?? Ah, mas aí não é verdade...

E esse texto, seja verdadeiro ou não, não tem a pretensão de mostrar a ninguém uma luz no fim do túnel. Tem apenas a intenção de mostrar mais uma verdade nesse mundo. Que será acrescida à tantas outras e no fim deixará de ser verdade porque outra verdade o encobrirá. Mas para mim continuará sendo. E para a "Estamira" com certeza também. Digam o que quiserem, mas nada vai mudar meu jeito de ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e seus pitacos...

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...