09/06/2011

Pós-graduação: qual é o melhor curso para você?

Terminei a faculdade. E agora ? Especialização? MBA ? O que eu faço ??

Dúvidas de muitas pessoas, as diferenças entre os vários tipos de cursos de pós-graduação foram esclarecidas pelo Guia do Estudante.

Confira.

--

FONTE: GUIA DO ESTUDANTE

--

A resposta a essa pergunta depende de seu objetivo profissional e de seu perfil pessoalÉ certo que ninguém que pretenda subir na carreira pode dispensar uma pós-graduação. Mas cada profissão exige um tipo de pós. "Primeiro é preciso saber o que se quer da vida. Não adianta sonhar com um cargo de comando numa companhia sem ter um MBA. Porém, se o objetivo é aprofundar conhecimentos e melhorar o desempenho profissional, o melhor é fazer um curso específico. Já mestrados e doutorados são mais indicados para quem deseja seguir a carreira acadêmica", explica José Antônio Rosa, consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos, professor de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e do Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG).

Mestrado - tanto o acadêmico quanto o profissional -, doutorado e especialização são cursos muito diferentes. Para começar, mestrados e doutorados fazem parte das pós stricto sensu. A principal função desses cursos é formar pesquisadores e professores universitários. Eles são avaliados pela Coordenação de Aperfeiçamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Especializações - dentre elas, o badalado MBA -, por outro lado, são pós-graduações lato sensu - voltadas ao mercado profissional, com um objetivo técnico-profissional específico. Em comum, todas as pós-graduações exigem do candidato o diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

As universidades têm ampla liberdade para montar e administrar seus programas de pós. Por isso, nem sempre existe uma regra fixa para a duração do curso e os requisitos exigidos do candidato. A seguir você encontra uma breve descrição das várias modalidades de pós-graduação, com informações sobre as práticas mais comuns. Escolha a que melhor combina com seu perfil e se ajusta aos seus planos de carreira.

--
Cursos LATO SENSU - MBA

PARA QUEM É
É um curso de especialização na área gerencial e administrativa. O MBA Executivo tem perfil generalista. Mas existem outros cursos, voltados para determinados aspectos, como finanças, recursos humanos, marketing e tecnologia da informação.

DURAÇÃO
Varia entre um e dois anos. Para o certificado ser reconhecido, também precisa ter um mínimo de 360 horas-aula.

PRÉ-REQUISITOS E SELEÇÃO
Em geral, exige-se um mínimo de três anos de experiência no mercado. Cursos mais avançados podem pedir até oito anos no cargo de gerente ou diretor. Há entrevista, análise de currículo e prova.

DIA-A-DIA
As ferramentas e os instrumentos usados em aula são conhecidos por quem trabalha na área de gestão: planilhas de custo, análise de casos reais, planejamento de marketing e softwares de finanças. Prepare-se para falar em público, pois boa parte do curso consiste em apresentar trabalhos e participar de debates. As aulas costumam acontecer no período noturno e aos sábados, o dia inteiro.

TRABALHO DE CONCLUSÃO
O aluno, ao final do curso, apresenta um trabalho de conclusão.

E DEPOIS
Você pode seguir para um mestrado, para aprofundar conhecimentos teóricos, ou partir para nova especialização, em outra área.
--
Cursos LATO SENSU – ESPECIALIZAÇÃO

PARA QUEM É
Para quem precisa se aperfeiçoar ou se atualizar em algum aspecto técnico-profissional de sua rotina de trabalho. Pode ser oferecido por instituição de ensino ou por organização profissional ou corporativa.

DURAÇÃO
De um a dois anos. Para que o certificado seja reconhecido pelo MEC, o curso deve ter carga horária mínima de 360 horas-aula.

PRÉ-REQUISITOS E SELEÇÃO
É preciso apresentar o diploma de graduação reconhecido pelo MEC. O processo seletivo inclui entrevista, apresentação do currículo e, dependendo da instituição, passar numa prova. Algumas instituições adotam testes realizados por associações de classe, que medem o conhecimento que o candidato tem de sua área de conhecimento e sua maturidade profissional.

DIA-A-DIA
As aulas - que enfocam aspectos práticos da profissão - costumam ser dadas em período compatível com o horário comercial - à noite e aos sábados.

TRABALHO DE CONCLUSÃO
Para receber o certificado, o aluno deve apresentar e ter aprovada monografia sobre algum tema abordado durante o curso.

E DEPOIS
É possível candidatar-se a um mestrado acadêmico ou profissional ou simplesmente partir para outra especialização, em outra área de seu interesse.

--
Cursos STRICTU SENSU - MESTRADO

PARA QUEM É
De perfil eminentemente acadêmico, é formação para quem quer seguir carreira em ensino e pesquisa.

DURAÇÃO
Média de dois anos e meio.

PRÉ-REQUISITOS E SELEÇÃO
O processo seletivo varia entre as diversas instituições de ensino. No geral, o candidato submete o currículo à análise, apresenta um projeto de pesquisa e participa de uma entrevista. É comum ter de fazer uma prova de conhecimentos específicos e gerais, além de demonstrar domínio de pelo menos um idioma estrangeiro.

DIA-A-DIA
Você pode não ter aula todos os dias, mas deve participar ativamente das atividades do departamento que oferece o curso - eventos, congressos, conferências e palestras. Também é preciso ler muito e cumprir os prazos rígidos para entrega de trabalhos.

TRABALHO DE CONCLUSÃO
O aluno deve apresentar e defender uma dissertação sobre seu tema de

--
Cursos STRICTO SENSU – MESTRADO PROFISSIONAL

PARA QUEM É
Voltado especialmente para os que desejam dominar metodologias de pesquisa e aprofundar conhecimentos específicos de sua área de atuação, mas com foco no mercado de trabalho. O diploma também dá direito a seguir carreira acadêmica.

DURAÇÃO
Dois anos, em média.

PRÉ-REQUISITOS E SELEÇÃO
Os critérios de admissão variam muito de uma instituição para outra. Em geral, pede-se prova, apresentação do currículo, projeto de pesquisa de acordo com a proposta do curso e entrevista. Domínio de um idioma estrangeiro é indispensável.

DIA-A-DIA
Esse tipo de mestrado acaba reunindo profissionais de uma mesma área de atuação - o que permite grande troca de experiências práticas. Mas o meio é acadêmico e, aí, valores como a qualidade e a exatidão das informações são essenciais, tanto nos diálogos com professores e orientadores, quanto na elaboração e apresentação dos trabalhos. Em algumas universidades, o aluno pode ser convocado para atividades programadas, como estágio.

TRABALHO DE CONCLUSÃO
Apresentação e defesa de dissertação.

--
Cursos STRICTO SENSU – DOUTORADO

PARA QUEM É
Para os que querem seguir a carreira universitária, como pesquisador e professor.

DURAÇÃO
De quatro a cinco anos, em média.

PRÉ-REQUISITOS E SELEÇÃO
O processo seletivo inclui análise do currículo, aprovação do projeto de pesquisa, que deve apresentar tema ou foco inédito e original, e entrevista. Pode haver também uma prova sobre conhecimentos específicos e gerais. Os programas mais conceituados exigem o domínio de pelo menos dois idiomas estrangeiros.

DIA-A-DIA
No geral, exige dedicação exclusiva. Cumpridos os créditos das aulas, o aluno dedica-se integralmente à pesquisa e à elaboração da tese. A participação em eventos relacionados a sua área de atuação é importantíssima. Os prazos são rígidos, o ritmo, apertado, e o trabalho, muitas vezes, solitário.

TRABALHO DE CONCLUSÃO
Defesa da tese perante uma banca examinadora. Durante a defesa, o doutorando é sabatinado por especialistas no tema da pesquisa.

E DEPOIS
É comum partir para um pós-doutorado - um programa de pesquisa pura, muitas vezes realizado, em parte, no exterior.



Um comentário:

  1. Olá!
    A PUC-Campinas está com inscrições abertas até 26 de julho para os cursos de especialização em:
    - Gestão em Enfermagem
    - Contabilidade, Auditoria e Controladoria
    - Gestão da Logística Empresarial
    - Gestão e Produção em Jornalismo
    - Comunicação Estratégica em Esportes

    Acesse ao site para mais informações:
    http://www.puc-campinas.edu.br/pos/lato/curso.aspx?id=36

    Se você está pensando em mudar de instituição de ensino, veja quais os procedimentos para se transferir:
    http://www.puc-campinas.edu.br/servicos/transferencias.asp

    ResponderExcluir

Compartilhe sua opinião e seus pitacos...

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...