10/08/2011

Curiosidades sobre o frio

Lendo um artigo sobre as influências do clima sobre o comportamento do consumidor, e mais especificamente sobre os impactos do clima sobre seus 'gastos', me deparei com um termo que ainda não havia ouvido falar: Seazonal Affective Disorder (SAD), eu traduzindo para nosso querido idioma > Desordem Afetiva Sazonal (DAS), conhecida como "depressão de inverno".
Fonte da Imagem: Vermelho na Pintura.

Aí eu fui ver o que era, e etc. etc. etc., e vi que o negócio é mais comum do que eu imaginava... Lembrei inclusive - e só agora entendi - de uma personagem (que não me lembro o nome) da série Men in Trees (quer era boa, mas não tinha muita audiência, então se resumiu à duas temporadas sem sequer um finalzinho empolgante), que utilizava um instrumento de luz solar artificial toda vez que estava pensativa, preocupada, estressada, ou querendo relaxar. Eu não entendia, mas agora vi o porque. Ah, e a série era ambientada no Alaska, por isso da necessidade de luz solar artificial...

E pelo que pude compreender, a DAS tem maior probabilidade de ocorrer nas mulheres do que nos homens. E é mais comum em localidades frias, ou, em nosso caso, nas temporadas de frio.

E abaixo seguem trechos de reportagens falando sobre o assunto, com suas respectivas fontes:

--
(...)


6 A depressão é mais comum em países com invernos rigorosos? Por que ficamos mais tristes quando está frio?
Suspeita-se que a produção da melatonina também esteja relacionada à depressão. Nos países em que há baixa luminosidade, a produção desse hormônio é maior, e acredita-se que esse aumento da melatonina tenha uma relação inversa com a serotonina, neurotransmissor cuja diminuição levaria à depressão. Além disso, quando está frio, o nosso comportamento tende a ser mais introspectivo -saímos menos de casa e conversamos menos, por exemplo- e isso é um fator depressor.

CURIOSIDADE
A "depressão de inverno" ou "desordem afetiva sazonal" é caracterizada por fadiga, excesso de sono e isolamento nesse período do ano. Estima-se que ela afete 11 milhões de pessoas nos EUA --mulheres têm quatro vezes mais chances de ter a doença que homens
Moradores do Canadá e do norte dos Estados Unidos têm oito vezes mais chances de ter o problema que aquelas que vivem na Flórida e no México.
(...)

Retirado de > Especialistas respondem 25 perguntas sobre quedas na temperatura. Leia mais aqui > Folha.Online < ps: neste link tem muito mais curiosidades sobre o inverno. vale a pena conferir.

--
(...)
TRANSTORNO AFETIVO SAZONAL
No transtorno afetivo sazonal, as pessoas ficam deprimidas quando chega o inverno e nos dias que anoitecem mais cedo. Pensa-se que a redução da quantidade de luz pode afetar o equilíbrio de certas substâncias químicas cerebrais.
(...)

Retirado de > A depressão nas mulheres. Leia mais aqui > Psiquiatria Geral

--

2 comentários:

  1. Isso é verdade. Nos países nórdigos, onde o inverno é mais longo, a taxa de suicidio é enorme.

    ResponderExcluir
  2. oO caracólis, vou me cuidar no inverno hauahauh

    ResponderExcluir

Compartilhe sua opinião e seus pitacos...

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...