09/09/2011

Desenvolvimento Sustentável pra que ?? O que eu quero é dinheiro !!

A frase-título não expressa o que eu penso [já lhes digo de antemão para que não pensem que sou desses', rsrs], mas provavelmente expressa o que muitas empresas pensam mas não podem falar...
Fonte da Imagem: Mundo da Sustentabilidade.

Bom, momento reflexão [pois mesmo embora eu reflita sobre muitas coisas não expresso todas, senão meeeeeeeeeu Deus...] após assistir o documentário A Corporação. Não vi muita coisa nova, mas é interessante ver tudo o que o documentário apresenta reunido em único lugar, com uma riqueza de detalhes e informações muito legal. Falando das bad apples (citadas no documentário), não se pode generalizar e dizer que toda a árvore está contaminada, mas a gente sabe - e ouve desde pequeno que uma maçã podre estraga as outras do cesto - que uma maçãzinha podre pode fazer bons estragos...

Daí fico pensando [novamente, porque essas idéias já me passavam pela cabeça quando entre na faculdade, uns 4 anos atrás] nas empresas que desenvolvem atividades sustentáveis, ou que pregam a sustentabilidade em suas ações e agendas. E olha que não são poucas as empresas que resolveram 'aderir' ao movimento pró desenvolvimento sustentável... Enfim: até que ponto essas empresas estão realmente preocupadas com o meio ambiente ? Até que ponto essas empresas estão preocupadas com as famílias que moram nas localidades de exploração de sua matéria prima/insumos ?? Até que ponto isso pode ser chamado de sustentável ?? Ou pior, chamado de responsabilidade social, ou socioambiental ??!!

É claro que sempre temos empresas que possuem uma cultura voltada para o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social, etc., mas nem todas têm isso. E muitas entram na onda e fazem a fama.

Aí alguém pode me perguntar: mas o objetivo das empresas é qual ??

E eu posso responder: OBTER LUCRO. Cabe depois à empresa decidir como ela quer obter esse lucro (responsavelmente ou ...). Mas o objetivo é esse: LUCRO. 

E afinal de contas: o que faz a nossa economia girar ?? O que faz a gente ter $$ pra comprar as roupinhas que estamos vestindo agora, ou o computador que usei pra postar esse texto e o seu computador que está sendo usado pra lê-lo agora ?? O fruto do lucro das empresas [não literalmente, porque senão eu provavelmente não escreveria sobre isso, rsrs]. São essas empresas que fazem e desfazem que nos contratam como seus funcionários. E nós trabalhamos em troca de salários... 

Assim gira o mundo.

Mas aí me perguntam porque então eu escrevo isso ?? E eu respondo: porque de cabeça em cabeça que se conscientiza sobre algo outras cabeças vão saber do fato, e quando muitas cabecinhas tiverem um objetivo comum bem definido é mais fácil lutar por mundo repleto de empresas verdadeiramente sustentáveis.

É uma utopia ?? Mas quem disse que falar com outras pessoas por uma caixinha (como nossos computadores, celulares e afins) não foi utopia um dia ??

--

E abaixo uma musiquinha bem linda, chamada Bad Apple, do cantor David Wilcox.




Some people call me a bad apple 
 Well I may be bruised but I still taste sweet 
 Some people call me a bad apple 
 But I may be the sweetest apple on the tree 

--
E agora José ?? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e seus pitacos...

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...