13/09/2011

Dia do(a) Secretário(a) - 30 de Setembro

Em pleno século XXI, ano de 2011, ainda encontramos profissionais  de nossa própria classe - Secretários(as) e Secretários(as) Executivos(as) - se referindo à esse dia como 'Dia da Secretária'. 

Hoje, lendo alguns textos em páginas sobre a profissão pude visualizar várias publicidades e propagandas de eventos para comemorar o dia referindo-se ainda a forma acima citada. Sites e sites, eventos e eventos sendo elaborados, e o Dia da Secretária está lá, como se a profissão fosse exclusivamente feminina, o que não é verdade.
Fonte da Imagem: O Escriba.

Para fins de recordação, no início, a profissão era exclusivamente masculina, possivelmente tendo surgido dos escribas - homens -, que dominavam a escrita e exerciam, dentre outras, funções de contadores, escritores, arquivistas, copistas, secretários. Já em tempos mais recentes, a profissão de secretariado era exercida por homens, até as mulheres entraram no mercado de trabalho - em função de escassez de mão de obra masculina e outros fatores -, conquistarem o direito de trabalhar, e outros direitos, e passaram a assumir também tarefas de secretariado e assessoria. Já nos tempos atuais, o número de profissionais do sexo feminino é grande entre os secretários, e é louvável esse ato em se tratando da competência de grande parte das representantes do sexo feminino em nossa profissão. 

Porém, o fato de um número maior de mulheres ocuparem o cargo/cargos de secretariado não caracteriza a classe como terminantemente feminina. Fato este que pode ser comprovado nos cursos de graduação em Secretariado Executivo, como o caso da Unioeste - Campus de Toledo, que têm em suas turmas homens e mulheres.

Assim, é perceptível a necessidade de mudança da postura dos profissionais da área para a inclusão do termo Dia do Profissional de Secretariado, ou mesmo Dia do Secretário, que nesta forma engloba todos os públicos, para os dias comemorativos e eventos.

E aos homens que compõe o time de Secretários/Secretários Executivos, fica a dica para também batalharem por esta inclusão, respeitando os direitos e valores de todos os profissionais de nossa classe e buscando uma uniformidade nas nomenclaturas, tanto de cargos como de comemorações e outros eventos.

Já para quem quer saber mais sobre a história do profissional de secretariado, no site da Fenassec - Federação Nacional das Secretárias e Secretários - encontram-se ótimos textos sobre a origem da profissão (alguns já atualizados com a terminologia Secretário), que você pode conferir clicando aqui. Já para quem quer saber mais sobre o perfil atual do profissional de secretariado, indico o livro da professora Nilzenir L A Ribeiro - a quem tive o prazer de conhecer pessoalmente -, SECRETARIADO: Do Escriba ao Gestor, que retrata um pouco da realidade atual e novo perfil de secretários exigido pelo mercado. Outros bons artigos também se encontram no site da Fenassec, que você confere clicando aqui

Saliento que os profissionais de secretariado executivo atuais estão presentes em vários setores das organizações, não assumindo apenas papéis de secretariado e assessoria, mas também lideranças de equipe, chefias, gerências, coordenações diversas, pesquisa e desenvolvimento, dentre outros, além de muitos estarem atuando na carreira docente. E muitos secretários hoje atuam também como pesquisadores, contribuindo para a pesquisa científica em várias áreas do saber. Isso mostra que o perfil dos profissionais de nossa classe está cada vez mais adaptado à realidade globalizada, buscando acompanhar as mudanças que ocorrem no ambiente empresarial e se capacitando cada vez mais.

E de antemão parabenizo meus colegas de classe e profissão pelo Dia do Profissional de Secretariado, pois nós que trabalhamos nessa área sabemos das dificuldades que enfrentamos, e muitas vezes da desvalorização da classe. Enfim, para todos nós PARABÉNS. Ser secretário não é para qualquer um, então façamos jus à nossa profissão.

Sucesso !!!

Um comentário:

  1. Olá Rodrigo!
    Creio que essa postagem é muito pertinente, pois ainda hoje vemos renomados profissionais do secretariado propagando: Dia da Secretária!
    Sabemos do grandioso trabalho que as mulheres realizaram nesta profissão, contudo a terminologia: Dia do Profissional de Secretariado é a mais adequada. Há espaço para todos, isso é apenas uma questão de competência. Parabéns e sucessos!!!
    Grande abraço, Eduardo Souza.

    ResponderExcluir

Compartilhe sua opinião e seus pitacos...

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...