10/11/2011

Sociedade Brasileira de Secretariado Executivo


Uma conquista INCONTESTÁVEL por quem quer que seja. 

Durante anos a comunidade acadêmica e profissional da área de Secretariado Executivo lutou para conquistar uma entidade representativa que pudesse englobar tanto assuntos profissionais como acadêmicos, contribuindo para a produção científica nas áreas correlatas ao Secretariado e lutando por cursos de pós-graduação Strictu Senso em nossas instituições de ensino (Mestrado e Doutorado).

Finalmente neste ano, durante o II Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado que ocorreu de 20 a 22 de outubro na Universidade de Passo Fundo (Passo Fundo, RS), foi fundada a Sociedade Brasileira de Secretariado Executivo - SBSEC. Contando com participantes - acadêmicos, professores e profissionais de Secretariado - de várias localidades do Brasil, o evento reuniu um grupo de pessoas que aprovou a criação da sociedade e o seu estatuto, inclusive votando e elegendo a primeira equipe de diretoria. 

Esse grande passo só tem a contribuir para a profissão de Secretariado Executivo e para a criação/integração de grupos de pesquisa em secretariado e áreas fins com a finalidade de conseguir produção científica - e principalmente profissionais capacitados/habilitados - representativa na área. Os benefícios de uma entidade como essa são inegáveis se batalhados com o respeito e dedicação que a área de Secretariado Executivo merece e necessita e que com certeza os profissionais envolvidos neste projeto vão oferecer.

Portanto, tentar neste momento desmerecer qualquer mérito da formação da SBSEC e mesmo de sua diretoria provisória, ao meu ver, é ignorância e infantilidade de quem não consegue olhar a frente e vislumbrar um destino que está sendo traçado. 

Este é um momento de união entre acadêmicos, professores e profissionais da área para que consigamos fortalecer nossa classe profissional e batalhar pelos direitos que temos. O respeito deve ser a base de qualquer diálogo, principalmente em se tratando de uma discussão tão séria e que envolve pessoas de todo o país. 
Fonte da Imagem: Sindireceita.

Assim, espero que nossos colegas de profissão que estão contrários à esse movimento e disseminando seus pensamentos coloquem a mão na consciência antes de propagar o 'erro' alheio e tentar desmerecer um trabalho tão grandioso como este. Não será uma tarefa fácil, mas os resultados com certeza valerão a pena.

Eu, como profissional de Secretariado Executivo e que busco capacitação educacional para poder representar nossa classe, apoio a SBSEC e parabenizo a Federação Nacional das Secretárias e Secretários (FENASSEC) por se posicionar favorável à esse ato. Aproveito para deixar aqui o link para o documento elaborado pela FENASSEC dando seu parecer sobre a criação da SBSEC e sobre os motivos - mais que justificados ao meu ver - que levaram a entidade de maior representatividade da área de Secretariado a apoiar a criação da Sociedade Brasileira de Secretariado Executivo.

Enfim, essa hora é de união. Precisamos contar com nossos colegas de classe para fortalecer nossa profissão e ajudar a SBSEC a desenvolver seus trabalhos da melhor forma possível. A sociedade está começando seus trabalhos, então precisa de todo o apoio e sugestões sérias para a melhoria dos trabalhos. Contribuições positivas sempre são bem vindas, então creio que com a SBSEC não será diferente. 

Finalizo este texto com o fechamento da nota explicativa divulgada pela presidente da FENASSEC, a Sra. Maria Bernadete Lira Lieuthier:

"A FENASSEC tem o dever de envidar todos os esforços para que a profissão de secretariado tenha sua identidade preservada, sua atuação solidificada e  o reconhecimento da sociedade, para isso faz alianças a todos que estejam imbuídos dos mesmos propósitos, por entender e acreditar que é na soma e na unicidade que se cresce e fortalece.  Também é relevante ratificar que está e estará sempre atenta, para que os propósitos do SECRETARIADO sejam respeitados e cumpridos". 

E a palavra de ordem do dia é CONSCIÊNCIA. Quem tem têm.


--

E pra quem quer ler mais sobre a criação da SBSEC, acesse este link e será direcionado para a página da UPF, onde há um texto explicando a formação da SBSEC.

Link também para a FENASSEC (aqui) onde encontram-se outras informações sobre a profissão e mesmo sobre a SBSEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e seus pitacos...

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...