17/12/2011

Revista Expectativa

Olá pessoas, ando meio sem tempo de blogar por estes dias, mas estamos aí né... Estudando, estudando, estudando, lendo, estudando, fazendo estágio em docência, escrevendo, dissertando. Tudo - não nessa ordem exata - desse jeito. Mas hoje vim trazer uma notícia para quem está envolvido com os ambientes educacional/acadêmico e empresarial:

Já está disponível on-line a IX Edição da Revista Expectativa, (clique aquielaborada e mantida pelo curso de Secretariado Executivo da Unioeste de Toledo. A revista conta com textos que foram apresentados no I Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo - ENASEC - abordando questões fundamentais para o desenvolvimentos de empresas e dos profissionais de Secretariado Executivo.

E dentre estes textos, encontra-se um artigo meu (Sim, Meeeeeu) produzido com a colaboração da profa. Rubia Rinaldi (à época minha orientadora no curso de Secretariado Executivo da Unioeste), que foi resultado do meu trabalho de conclusão de curso [ou para os acadêmicos de SE da Unioeste o famoso Relatório de Estágio Supervisionado] e apresentou um modelo de ações de marketing para o curso de SE. O modelo apresenta ações que podem ser desenvolvidas não apenas pelo curso de SE, mas por todas as entidades educacionais, de forma que podem adequar os conceitos e sugestões apresentados neste trabalho às suas especificidades.

Enfim, como fiz uma publicidadezinha para a Revista Expectativa e para o meu artigo, abaixo segue o resumo desse texto, que vocês podem conferir na íntegra clicando aqui.

Boa leitura.


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MARKETING PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO: O CASO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO DA UNIOESTE – TOLEDO, PR.

Rodrigo Müller
Rúbia Nara Rinaldi

Resumo: A crescente competitividade que marca o ambiente de negócios caracteriza também o cenário educacional brasileiro, o que tem feito com que as instituições de ensino superior (IES), para se manterem competitivas e atuantes, passem a incorporar atividades de marketing em suas agendas, que até pouco tempo atrás não eram muitos comuns neste segmento. Dentro desta ótica, este trabalho objetivou analisar as atividades de marketing desenvolvidas pelo curso de Secretariado Executivo da Unioeste – Campus de Toledo, que mesmo estando ligado à uma IES pública necessita de maior visibilidade e reconhecimento diante da comunidade, para que assim, possa delimitar com mais clareza seu espaço de atuação e aumentar a sua competitividade e a de seus egressos. Para tanto, inicialmente, a partir de uma pesquisa bibliográfica, foram identificadas as iniciativas de marketing para instituições de ensino, bem como modelos sugeridos de atratividade de alunos. A partir desta literatura, foi elaborado um modelo de ações integradas de marketing que atendesse às necessidades e especificidades do curso de SE, que busca promover a imagem do curso frente às comunidades locais e regionais.

Palavras-chave: Marketing para Instituições de Ensino, Secretariado Executivo, Ações Integradas de Marketing.

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