07/02/2012

#Opinião Vamos matar a Língua Portuguesa ??

Pois é. As vezes penso que muita gente apoiaria essa ideia. Eu não apoio. 

Não sou perfeito e as vezes deixo escapar uma letrinha aqui, um acento alí, um errinho gramatical lá... Mas tomo muito cuidado para não me exceder nos erros com relação à escrita. E ultimamente venho prestando mais atenção à documentos, textos, anúncios, e toda forma de comunicação escrita, recheados de erros gramaticais.

Nosso português vem sendo agredido diretamente em várias ocasiões e lugares. Hoje mesmo, navegando pelo Linked In (agora que comecei a usar a 'Rede Social Profissional' estou adorando) fui vendo quanto erro de ortografia, falta de acento, falta de coesão e coerência nas frases e textos postados... Um 'bisurdo' - como diria a Emília do Sitio do Pica Pau Amarelo. 


Aí fico pensando: Em uma rede social voltada para profissionais, os indivíduos não se dão ao trabalho de atentarem-se para o que escrevem e muitas vezes ainda usam uma linguagem de 'msn' (vc; tbm; pq; vdd; e tantas outras). Será que em seu dia-a-dia isso também acontece?
Provavelmente.

É um erro gravíssimo? Talvez não. Talvez sim. Todos sabem - ou deveriam saber - que erros na comunicação escrita podem acabar com a credibilidade de um documento, ou criar desencontros de informação e trazer resultados negativos... Então, creio que o mínimo que se pode fazer é cuidar um pouquinho mais da forma como nos expressamos para evitar desentendimentos, ou no mínimo para evitar deselegâncias no escrever.

Agora, com a reforma ortográfica muita coisinha mudou. Mas isso não é desculpa pra continuar acentuando palavras que não utilizam acento, ou retirando acento de palavras que não perderam a acentuação. Então, atenção redobrada com a nossa querida língua portuguesa.

ps: alguns exemplos que palavras escritas grotescamente erradas que me deixaram com vergonha alheia: INFELISMENTE, VOÇÊ, SERTO, GEITO, ESPLICAÇÃO, e outras. 

ps²: e pra quem ainda não conhece, recomendo o Linked In. Muita coisa interessante pode ser vista lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e seus pitacos...

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...