21/03/2012

Mentirinhas Brancas - Quem nunca ?

Pois bem, diante da seguinte afirmação o que você me diz ?

"A mentira é o óleo que lubrifica nossos contatos com as outras pessoas e nos permite manter relações sociais amistosas" (PEASE e PEASE, 2005, p. 86).

Eu acredito que essa seja uma grande verdade. Vejo muitas vezes que não perguntamos algo para alguém com medo da resposta... Ou perguntamos para algum(a) amigo(a) para que a resposta venha com menos impacto. Enfim, nem sempre queremos a verdade por completo. O que não é de todo correto e mais adequado, mas é o que nos mantém seguros - mesmo que isso seja mentira.

Então, lendo essa frase eu penso: Gente, realmente se disséssemos a verdade sobre tudo o que pensamos ou estaríamos sozinhos em determinadas situações ou em sérios problemas... 

Mas, segundo os autores acima citados, as mentirinhas aceitáveis são apenas as 'mentiras brancas' (quase como aquela estória da 'invejinha boa' ??), que tem por finalidade fazer o outro se sentir bem ao invés de receber a verdade nua e crua - e até dolorosa as vezes. Agora, 'mentiras maldosas', aquelas que tem por finalidade enganar alguém deliberadamente para benefícios próprios não são aceitáveis em quaisquer situações.

E vocês, o que acham ?

--
Dica de Leitura: 

PEASE, Allan; PEASE, Barbara. Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal.  Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

2 comentários:

  1. Acredito que o limite entre mentira boa e mentira ruim é tão mínimo que às vezes se torna extremamente difícil distinguir. Da mesma forma que ser educado e ser falso são coisas que se confundem muitas vezes.

    ResponderExcluir
  2. Também acho Lidi... As vezes nos encontramos em uma situação complicadíssima, onde uma dosagem errada de palavras pode mudar todo o contexto de uma ação...

    ResponderExcluir

Compartilhe sua opinião e seus pitacos...

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...