07/03/2012

#PapoFAE O Futuro da Publicidade na Era das Redes Sociais

Batizado de 'Bate Papo com os Caras', o evento que ocorreu na noite desta terça-feira (06) no anfiteatro da FAE, contou com a presença de André Telles [@andretelles] (professor, autor dos livros Orkut.com; Geração Digital; e A Revolução das Mídias Digitais; além de CEO da Agência Mentes Digitais) e Joaquim Presas [@joaquinpresas] (designer, professor e proprietário da Agência PontoDesign) falando para acadêmicos da FAE, profissionais da área e membros da comunidade sobre questões referentes às midias digitais, a popularização das redes sociais e os impactos desses movimentos para as atividades comerciais e de publicidade.

Em um clima descontraído (um bate-papo), os convidados - mediados pelo professor Edi Silva [@edimort] - abordaram os temas propostos apresentando suas experiências e respondendo as dúvidas dos participantes, que também interagiram por meio do twitter. Respondendo as curiosidades dos participantes quanto ao declínio de utilização do orkut no Brasil, da ascensão do facebook, do crescente número de propagandas nas redes sociais, além do surgimento de novas redes e aplicativos, os participantes receberam uma enorme quantidade de informações e dicas sobre o ambiente virtual.

Segundo André Telles, a dinâmica do mercado tem feito com que muitas empresas comecem a olhar para as mídias digitais e, em especial, para as redes sociais buscando alcançar seus públicos por meio destes canais de comunicação. Segundo o palestrante, porém, nem todas as empresas possuem condições de implantar juntamente aos setores de marketing unidades de trabalho dedicadas à gestão de redes sociais e mídias digitais, de forma que recorrem às agências de comunicação especializadas na área.

Joaquim Presas apontou as questões referentes à comunicação, que permanece a mesma (com emissor, mensagem e receptor) porém em uma nova roupagem. Assim, é necessária uma adequação das empresas para conseguir transmitir a mensagem correta por meio da mídia correta para o público alvo. Para o palestrante, o bom senso ainda é o que prevalece nas redes sociais, tendo em vista o fato de que nem sempre é possível controlar os efeitos - e principalmente comentários - das ações dos usuários em rede. Presas ainda apontou que as redes sociais são exatamente isso: redes sociais. São uma forma de transferir para o ambiente digital os relacionamentos que ocorrem no ambiente físico.
Fonte da Imagem: Info Abril.

O consenso entre os convidados é a questão de que alguns conceitos antigos nunca mudam, como conhecer o cliente, conhecer a empresa, saber o que ela pode oferecer, onde o cliente está, o que ele quer/espera da empresa, entre outras questões carimbadas das áreas tradicionais de marketing e planejamento estratégico. Depois de ter as informações necessárias sobre os públicos-alvo, a escolha das redes sociais como ferramenta de comunicação deve ocorrer com o mesmo cuidado que se tem na hora de optar pelas ferramentas tradicionais de comunicação. Os convidados apontam a questão da integração entre contas e redes sociais, enfatizando a presença de perfis de usuários diferentes em cada rede (Ex: facebook, twitter, pinterest, etc.), de forma que este cuidado também deve ser dedicado, escolhendo a mensagem e a forma como será apresentada de acordo com a rede social e o público que está atingindo.

Questões como a utilização das redes sociais para atividades de política também foram abordadas, sendo discutido - brevemente - o 'Case Obama' [clique aqui para saber mais sobre o caso Obama], quando o atual presidente dos EUA conseguiu, com auxílio de sua equipe, utilizar as redes sociais e arrecadar fundos para sua campanha presidencial. O resultado foi excelente, e o caso se tornou conhecido em todo o mundo. Já com relação ao Brasil, não se percebe uma utilização tão adequada das redes sociais por parte dos políticos e suas equipes. Alguns utilizam-se apenas para pequenos pronunciamentos e divulgação de agenda, outros (poucos) utilizam com um pouco mais de planejamento, muitos, porém, não utilizam ou deixam suas contas desativadas, minimizando as possibilidades que poderiam ter com uma utilização efetiva das redes.

Os convidados ainda entram em consenso quando apontam que, em alguns anos, dificilmente uma empresa não terá também um perfil digital. Neste contexto, conhecer as mídias digitais, as redes sociais e ferramentas de comunicação on-line não são mais questões de curiosidade. São questões fundamentais para a sobrevivência das empresas futuras.

Desta forma, o evento foi uma oportunidade para os acadêmicos e profissionais da área perceberem que atentar-se para o 'poder' das mídias sociais é uma opção extremamente válida nos dias de hoje, tanto para quem pretende trabalhar na área para quem pretende manter uma comunicação direta com seu público por meio do ambiente digital. 

Salientando o fato de que conhecer as formas tradicionais de comunicação, marketing, publicidade, planejamento, relações públicas, dentre outras atividades, é fundamental para ingressar 'na rede', pois as formas de comunicação estão mudando, mas questões fundamentais para os clientes permanecem as mesmas, como bom atendimento, qualidade em produtos e serviços, agilidade na resposta, dentre outros anseios. 
Participantes do Evento lotaram o Anfiteatro da FAE.

Isso serve de conselho para quem pensa que gerenciar redes sociais e mídias digitais é tarefa para qualquer usuário de twitter ou facebook. É necessária uma preparação específica, que trabalhe tanto com abordagens tradicionais de comunicação como com novas abordagens enfocando o ambiente virtual. Isso pode ser encontrado em cursos, programas de pós-graduação e a própria experiência prática de atuação em redes sociais e mídias digitais.

Como tudo na vida, é uma questão de dedicação. Estudar, inclusive pelas redes sociais, atentar-se para o ambiente à sua volta e tentar compreender as dinâmicas de relacionamento, são questões a serem percebidas com mais atenção por parte de quem pretende se manter neste ambiente cada vez mais popularizado que é o ambiente digital.





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