05/09/2012

Eventos e Exposições

Olha só como são as coisas... Já na graduação comecei a me interessar pelos assuntos das áreas do marketing. Digo áreas, porque quem sabe/estuda/conhece um pouco dessa área percebe que ela é muito maior do que aparenta ser.

Lá comecei a pensar e fazer minhas próprias investigações acerca do que acontece no marketing das Instituições de Ensino Superior, o que resultou em meu trabalho de conclusão de curso e em outras pesquisas paralelas, que andam meio de vagar, mas que espero retornar logo...

O que se passa, hoje, é o seguinte: O tal do mix de CIM (comunicação integrada de marketing) é composto por várias ferramentas de comunicação, como Propaganda, Publicidade, Relações Públicas, Merchandising, Promoção de Vendas, Vendas Diretas, Eventos e Exposições, dentre outros (as ferramentas geralmente variam de autor para autor). Aí, neste final de semana (que passou) fiz uma visita a Feira de Imóveis [mais informações clique aqui], aqui em Curitiba, que aconteceu no Expo Renault Barigui, reunindo vários representantes do mercado imobiliário local e regional apresentando casas, apartamentos, construções, condomínios, e uma série de opções para todos os gostos, estilos e, principalmente, bolsos. Dos apartamentos mais convencionais a opções mais personalizadas... Enfim, uma enorme quantidade de opções.

Agora o que me chamou atenção foi a organização dos estandes das empresas. Muitas delas investiram, aparentemente, tempo e dinheiro na montagem de seus estandes. Algumas, ao meu ver, conseguiram apresentar seus produtos e serviços em um local [o estande] agradável, aconchegante e elegante. Outras apresentaram belíssimas maquetes dos empreendimentos que estavam representando... Outras, no entanto, não aproveitaram tão bem a oportunidade, seja pela localização do estande da empresa dentro da feira, seja pela apresentação dos produtos e serviços (desde a equipe de vendas e atendimento aos materiais de divulgação e informativos).

Confesso que fiquei, em grande parte, impressionado com o trabalho dos expositores. Mas saí de lá pensando: Se muitos fizeram o trabalho, aparentemente, intuitivamente e o resultado foi legal, imagina só se fizessem tudo planejado nos mínimos detalhes?? Será que não teriam, talvez, gasto menos e conseguido uma outra 'cara' para seus estandes e empresas??

Enfim, fiquei me questionando sobre essas, e outras, coisinhas porque ao meu ver a ferramenta de Eventos e Exposições não é explorada em todas as suas potencialidades na maioria dos casos onde é empregada. Um ramo do mix de CIM que merece atenção e estudos práticos, tentando mostrar que tal ferramenta pode ir além de apresentar a empresa e a marca ao público-alvo. Bom, reflexões que vão e que vem, mas que aos poucos tomam forma no papel, e as vezes aqui nas páginas virtuais desse espacinho digital chamado de Papos & Pitacos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e seus pitacos...

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...