10/10/2017

Bancos de imagens de qualidade e gratuitos

Nos últimos tempos decidi me aventurar pela fotografia! Não busco isso como uma profissão, mas pelo fato de poder registrar pessoas, momentos e histórias que, de alguma forma, me chamam atenção. 

Após investir em uma câmera fotográfica e testar todas as suas funcionalidades, comecei a tirar umas fotos bem bonitas (a beleza está nos olhos de quem vê)! E aí eu quis compartilhar... Primeiro nas minhas redes sociais, especialmente no meu Instagram (que eu adoro usar), e depois compartilhar com quem as quiser usar. Sim! Compartilhar os arquivos em alta qualidade para quem quiser usá-los.

E nesse processo acabei descobrindo alguns sites de imagens com muito material bom... e gratuito! 

Claro que eu comecei a usar (tanto para aproveitar algumas das imagens de lá para meus textos aqui no blog e em outras situações e também para compartilhar as minhas imagens)!

Eu já conhecia e usava o Flickr, mas acabei encontrando várias outras opções e adorei! Por isso compartilho 3 delas aqui, que são as bases que eu uso e posso falar com conhecimento de causa:


Flickr: Plataforma mantida pelo Yahoo! e que congrega milhares de imagens de fotógrafos profissionais e amadores. A qualidade das fotos é geralmente alta e um detalhe legal (para quem curte fotografia) é que abaixo das imagens aparecem as informações sobre a foto: data; informações da câmera; configurações de lente e da câmera; etc. Funciona como um 'diário' de fotografias e você pode buscar por palavras-chave e pode baixar as imagens gratuitamente. Muitas delas possuem logomarca de quem as tirou, mas isso é só um detalhe, assim como o fato de as fotos serem postadas pelos usuários a partir de seus próprios critérios, o que pode gerar uma infinidade de fotos boas e outra infinidade de fotos não tão boas assim!

Pexels: Plataforma ou repositório de imagens sob o 'Creative Commons Zero (CC0) license', que deixa as fotos com direitos autorais livres para utilização para fins pessoais e profissionais. Há milhares de fotos em grande qualidade e tiradas por excelentes fotógrafos, o que faz dessa plataforma uma boa opção para quando você precisa de imagens boas e de qualidade para publicações, materiais de divulgação, ou mesmo postagens no seu blog/site. Dentre as vantagens dessa plataforma também estão os detalhes sobre a fotografia tirada (informações da câmera e das configurações adotadas), além da busca por palavras-chave (comum em todas as bases). Por serem licenciadas pelo CC0, as imagens podem ser baixadas gratuitamente e usadas livremente. Ah, e você ainda pode fazer doações para os fotógrafos (nada mais justo se você usa as fotos deles livremente...).




Pixabay: [MINHA FAVORITA \o/] Com a Pixabay foi amor a primeira vista! Quando acessei essa base encontrei fotografias e imagens em vetorial com alta qualidade. Já me animei!! E quando me cadastrei e fiz as primeiras postagens de imagens me surpreendi: as fotografias e imagens submetidas à plataforma são avaliadas pela própria comunidade de usuários e muitas fotos podem ser rejeitadas (tive várias rejeitadas) por falta de qualidade, falta de foco, excesso ou falta de luz, dentre outros probleminhas na fotografia. O que isso significa? Fotos com muito mais qualidade! Ao passar por um processo de inspeção, as fotografias são selecionadas e você só vai encontrar fotos e imagens vetoriais muito boas e em alta qualidade. Além da qualidade, as informações e configurações da câmera também são apresentadas e você pode baixar as imagens que desejar (e usá-las livremente pois também são licenciadas pelo CC0) em tamanhos pequeno, médio, grande e original.


Mas se você ainda não está satisfeita/o com essas bases, aqui você encontra 56 bancos de imagens listados e aqui você encontra nada mais nada menos que os 103 melhores bancos de imagens gratuitos. Tá?!

Enfim, é foto que não acaba mais!

Agora, conheça esses bancos de imagens e divirta-se :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...