29/10/2018

Profissões do Futuro: um mundo de possibilidades no ambiente virtual

Os tempos e as pessoas estão mudando! Novos comportamentos são vistos diariamente nas relações sociais, nas transações comerciais, no mundo do trabalho e dentre os profissionais que buscam se adaptar e inovar em meio a tantas transformações.
 
Muitas destas transformações, por sua vez, ocorrem em função da evolução das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e da utilização da internet como um canal de comunicação e como uma plataforma de negócios, eventos que presenciamos diariamente ao utilizar nossas redes sociais, por exemplo, para ter acesso ao que acontece a nossa volta, quando compramos algum produto ou quando contratamos algum serviço por meio da internet.
 
Neste sentido, é perceptível a mobilização das empresas e de seus profissionais para acompanhar as mudanças, que passaram a ser a coisa mais constante na sociedade atual.
 
Acompanhando este movimento, algumas novas profissões vêm surgindo e já conquistando espaço no mercado para atender a diversas demandas criadas e que ainda vão surgir. Mesmo entre tantas distinções em termos de trabalho, uma coisa essas novas profissões têm em comum (e não é apenas a ligação com o mundo digital): todas demandam competências técnicas e comportamentais!  

Embora seja necessária a preparação técnica e o domínio de hard skills (como as habilidades e familiaridades com linguagem de programação, data analytics e big data, internet das coisas, domínio de softwares específicos, dentre outras), conhecer e entender o comportamento humano e ter habilidades relacionais, de comunicação, competência emocional, ética, flexibilidade, liderança, dentre outras habilidades (que compõem o que chamamos de soft skills) são elementos fundamentais para acompanhar as tendências e novas realidades.

Profissões do Futuro
 
Vemos que o ambiente virtual, ou ciberespaço, conquistou seu público e agora oferece inúmeras possibilidades, tanto no âmbito pessoal como profissional (para indivíduos e organizações). Hoje é possível (com os conhecimentos e habilidades técnicas e comportamentais certas), além de possuir um perfil digital no espaço virtual, realizar inúmeros processos de negócios nas mais diversas áreas. 

A matéria no link abaixo aponta algumas dessas novas profissões. Dentre elas podemos encontrar, dentre outras: 

  • Analistas de Big Data;
  • Creators/Influenciadores Digitais;
  • Assessores de creators;
  • Desenvolvedores de softwares;
  • Especialistas em Experiência de Usuário/Cliente;
  • Professores online;
  • Gestores de inovação;
  • Profissionais de segurança da informação.
 
São diversas outras profissões relacionadas com as áreas de TI, meio ambiente, saúde, e outras, portanto, opções não nos faltam! Mas como cada uma delas demanda competências específicas, buscar uma boa formação dentro das suas áreas de interesse pode ser o primeiro passo.
 
;)
 
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...